Como cuidar dos seus dentes

O hábito de lavar os dentes, deve de começar mal nasça o primeiro dente. Devem ser executados suaves movimentos de rotação sobre cada face dentária e em todas as faces, seguindo uma sequência de dente a dente; No final da lavagem dos dentes, pode ser executada a escovagem da língua, desde a base até à sua ponta.

Técnica de escovagem para os adolescentes e adultos:

Incline a escova em direcção à gengiva num ângulo de 45º, e faça pequenos movimentos horizontais e vibratórios, tipo vaivém ou circulares, de modo a que os pêlos da escova limpem o sulco gengival (espaço que fica entre o dente e a gengiva). Faça cerca de dez movimentos nas superfícies dentárias abrangidas pela escova;

A escova deve de escovar dois dentes de cada vez;

Escove com uma sequência que permita que todas as superfícies dentárias sejam escovadas. Comece num extremo do maxilar e acabe no outro extremo;

Escove suavemente as superfícies exteriores (do lado da bochecha) e interiores (do lado da língua);

Escove as superfícies de mastigação, fazendo movimentos curtos tipo vaivém;

Escove a sua língua suavemente, desde a base em direcção à ponta, de modo a remover as bactérias e a refrescar o seu hálito;

A escovagem dos dentes demora 2 a 3 minutos.

Que tipo de escova de dentes é o mais adequado para mim?
A maioria dos profissionais de saúde oral concorda que uma escova macia é a melhor para remover a placa bacteriana e os restos alimentares dos seus dentes. As escovas com cabeças pequenas também são as preferidas, pois podem chegar mais facilmente a todas as áreas da boca, incluindo os dentes posteriores de acesso mais difícil, sem provocarem lesões.

Uma escova eléctrica que execute ligeiros movimentos de rotação tipo vaivém será também uma boa alternativa, particularmente para pessoas que têm mais dificuldades em escovar, com menos destreza manual ou quando se trata de cuidar da higiene oral de outros indivíduos. A única diferença em relação à escova manual é que a escova eléctrica faz os movimentos automaticamente e tem uma cabeça mais pequena. Assim escova-se um dente de cada vez e não se faz qualquer movimento de escovagem. É necessário seguir uma sequência para não ficar nenhuma superfície dentária por escovar.

Como escovar os dentes nas crianças:

As crianças devem de adquirir o hábito de escovar os dentes antes dos 2 anos de idade. Como se sabe, as crianças copiam tudo o que os adultos fazem. Por este motive, lave osseus dentes à frente delas. Ofereça aos seus filhos, escovas de dentes infantis, para elas puderem acompanhá-lo na lavagem dos dentes.

Os pais devem deixar as crianças escovarem os dentes primeiro e depois devem repetir a operação, quando as mesmas estiverem na faixa etária de 2 a 7 anos. Para escovar os dentes dos seus filhos, os pais devem ficar atrás da criança, afastar os lábios e as bochechas com uma mão e escovar os dentinhos das crianças com a outra).

A parte de dentro (face lingual ou palatina) e de fora (face vestibular) dos dentes deve ser escovada com movimentos circulares e movimentos de varredura (varrendo a superfície do dente da gengiva para baixo em dentes superiores e da gengiva para cima em dentes inferiores), já a parte de cima dos dentes (onde os alimentos são mastigados- face oclusal) deve ser escovada com movimento de vai-vem.

Com o avançar da idade, as crianças podem e devem escovar os seus dentes sózinhas. Os pais devem estar atentos com a quantidade de pasta dentífrica (dental) que os seus filhos estão a usar (deve ser usado o mínimo necessário de creme dental), evitando que os mesmos engulam grandes quantidades de creme dental.

Técnica correcta para o uso do fio dentário (ou fita dentária)

Use, aproximadamente, 40 centímetros de fio dentário;

Enrole a quase totalidade do fio no dedo médio de uma mão e uma pequena porção no dedo médio da outra mão, deixando entre os dois dedos médios uma porção de fio, com cerca de 2 a 3 cm. À medida que se vai utilizando o fio, enrola-se num dedo e desenrola-se no outro. É importante usar sempre fio limpo em cada espaço interdentário. Os polegares e os indicadores ajudam a manuseá-lo;

Introduza o fio entre dois dentes e curve-o à volta de cada um deles, fazendo
pequenos movimentos horizontais até chegar ao sulco gengival;

O fio deve ser utilizado cuidadosamente para não magoar as gengivas;

O fio dentário deve ser usado sempre antes da escovagem dos dentes, pois deste modo permite que os agentes preventivos do dentífrico actuem durante mais tempo nas faces dentárias livres de resíduos.

Sem comentários:

Enviar um comentário