Comer bem - Aprenda a cor dos alimentos

Se falarmos das cores dos alimentos estamos essencialmente e referirmo-nos a dois grupos específicos de alimentos: os frutos e os hortícolas, ambos essenciais a uma alimentação saudável, pois são excelentes fontes de nutrientes protectores, como a água, as fibras, as vitaminas, os minerais e os fito nutrientes, entre os quais diversos antioxidantes.

Por terem texturas firmes requerem uma mastigação mais demorada pelo que se consomem mais lentamente promovendo uma maior saciedade e como são pobres em calorias não engordam muito. Infelizmente são também os mais frequentemente esquecidos no dia–a–dia sendo pouco frequentes as pessoas que ingerem as quantidades recomendadas pela roda dos alimentos: três a cinco porções de fruta e outras tantas de hortícolas, diariamente.

Porque os estilos de vida e as patologias têm incidências diferentes em homens e mulheres, poderá haver diferenças nas necessidades de determinados alimentos em cada um dos sexos. Por exemplo, porque as doenças cardiovasculares são mais comuns nos homens, os alimentos brancos e roxos ou azuis serão mais importantes para eles. Já no sexo feminino serão os alimentos verdes os mais importantes devido à necessária prevenção da anemia e da boa saúde da pele.

Porque muitos dos seus componentes são hidrossolúveis e termo-sensíveis, portanto perdem-se na água da cozedura, quanto menos manipulados, melhor conservam a sua riqueza nutricional. Se tiverem que ser cozinhados, que o sejam ao vapor ou que se aproveite a água da cozedura.

São os seguintes os benefícios de cada cor:

Amarelo
Cenoura, manga, laranja, tangerina, abóbora, pêssego, milho, damasco, pimento amarelo.
Benefícios: Reforçam o sistema imunitário, mantêm a pele jovem e contribuem para uma boa visão por serem ricos em Carotenos, carotenóides, potássio, ácido fólico e vitamina C.

Vermelho
Tomate, pimento vermelho, melancia, morango, cereja, framboesa, romã e goiaba.
Benefícios: Contêm Licopeno e antocianina. Reforçam a saúde das células, ajudam a prevenir o aparecimento de cancro, estimulam a circulação sanguínea, fortalecem os vasos e melhoram a visão e a memória.

Roxo e azul
Uvas pretas, ameixas, figos, mirtilos, beterraba, beringela e couve roxa.
Contêm antocianina e betalaína.
Benefícios: Ajudam a retardar o envelhecimento, a prevenir o cancro, protegem de doenças cardiovasculares e melhoram a circulação sanguínea.

Verde
Espinafres, nabiças, alface, brócolos e todos os produtos
hortícolas dessa cor.
Benefícios: São ricos em clorofila, potássio, ácido fólico e vitaminas C e K. Ajudam a fortalecer o sangue e protegem o coração, a pele e o cabelo. Uma dieta pobre neste tipo de alimentos pode provocar anemia.

Branco
Couve-flor, nabo, rebentos de soja, alho, cebola, cogumelos, banana, melão e pêra rocha.
Benefícios: Contêm cálcio, potássio e fito químicos como o allium.
Ajudam a baixar os níveis de colesterol, melhoram a saúde cardiovascular e diminuem o risco de cancro.
Posts relacionados

Sem comentários:

Enviar um comentário