Asma, Rinite e outras alergias. Como prevenir ou atenuar sintomas

Atente nos sintomas que se seguem: Tosse, olhos lacrimejantes, pigarro, dores de cabeça e na região que vai do nariz às bochechas. Se estes sintomas lhe são familiares, então poderá sofrer de alergias (rinite, faringite ou asma). Estes sintomas agravam-se com temperaturas mais baixas. E por que é que isto acontece nos dias mais frios?
Porque é nestes dias com ar mais seco que aumenta o índice de poluição do ar. Além disso, quando a temperatura baixa, para nos agasalharmos, utilizamos mantas, cobertores e outros agasalhos que estavam guardados há meses.

Na rinite e na asma ocorre um processo inflamatório na mucosa (camada de pele que reveste os nossos órgãos), atingindo tanto a parte nasal, como a das vias respiratórias. 70% dos asmáticos podem apresentar sintomas de rinite alérgica, enquanto 30% a 50% dos riníticos desenvolvem os sintomas da asma.


Sintomas da Rinite: comichão (coceira) no nariz, coriza (inflamação da mucosa nasal, acompanhada eventualmente de espirros, secreção e obstrução nasal), nariz entupido e muitos espirros. A intensidade dos sintomas varia de pessoa para pessoa.

Sintomas da Asma: chiadeira no peito, dificuldade em respirar, tosse. Na asma leve os sintomas são discretos e esporádicos, não há sintomas entre as crises. Na asma moderada os sintomas já são mais significativos: há cansaço, chiadeira e tosse, aparecem sintomas nocturnos e o sono é prejudicado. As actividades diárias (estudo, trabalho, desporto, etc). Na asma forte, os sintomas são intensos e até diários: o sono é muito prejudicado, há muita interferência na vida escolar e profissional, as actividades físicas são limitadas.

Causas: pó doméstico (ácaros e fungos), cheiros fortes, fumo de cigarro, insecticidas, etc.

A alergia é uma doença hereditária (transmitida de pais para filhos), relacionada com o sistema imunológico de defesa da pessoa. Pais alérgicos terão entre 50% a 70% de hipóteses de transmitir essa herança para o filho.

Poderá adoptar as seguintes medidas que poderão minorar os efeitos das alergias: passar um pano humedecido no chão todos os dias (não use vassoura), usar capas anti-mofo em nas almofadas (travesseiros) e colchões, manter animais domésticos fora do seu quarto, limpar debaixo da cama e em cima dos armários, ensacar animais de peluche (pelúcia), manter poucos brinquedos no quarto, optar por cortinas que não retenham pó e manter a casa bem arejada.

Ao contrário do que muita gente pensa, as crianças não são necessariamente as que mais sofrem com as alergias, pois a incidência deste mal depende do nível de reactividade de cada individuo.

Em resumo, a melhor medida que poderá tomar para aliviar as suas crises, é evitar as causas: manter a casa arejada, evitar produtos de limpeza com cheiro forte (por exemplo cheiro forte a amoníaco ou amónia), eliminar focos de mofo, principalmente nos armários, forrar colchões e almofadas com capas anti-ácaro, lavar com água quente (temperaturas superiores a 60 graus Celsius), roupas de cama e roupas de Inverno que ficaram guardadas durante todo o verão.



Posts relacionados

Sem comentários:

Enviar um comentário