Como diminuir o colesterol

O colesterol divide-se em dois tipos: o bom (HDL) e o mau (LDL). O excesso do LDL provoca a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos, o que pode levar ao entupimento das artérias. Se após efectuar análises sanguíneas, o valor do colesterol estiver muito alto, vai provavelmente ter de o diminuir com a ajuda de medicamentos (por exemplo com Sinvastatina). No entanto, também o poderá diminuir o mau colesterol, consumindo determinados alimentos: salmão (de preferência, sem ser de aquacultura), sardinha, cavala,
atum, frutos do mar, mexilhões, vongole, caranguejo, siris, azeite de oliva, amêndoas, nozes, abacate, germe de trigo, aveia, feijão, alho, cebola, brócolis ou bróculos, cenoura, pimentão vermelho, abóbora, couve-flor, espinafre, alface, maçã, morango, laranja, caju, acerola, goiaba, kiwi, pêssego, beringela, chá verde ou preto, alimentos ricos em selénio, Ómega 3 e Ómega 6, como a castanha do Pará, as nozes e as avelãs.

Fique a saber que o colesterol alto, normalmente está associado ao excesso de queijos, frituras ou fritos, gorduras saturadas de origem animal (carnes gordas, gordura de frango, torresmo, linguiça, embutidos tipo salame e mortadela), leite integral, gordura trans (margarinas e gordura hidrogenada), consumo excessivo de óleos vegetais (soja, milho, algodão), fast-food, biscoitos doces e salgados.
Estará a dar um grande passo em prol da sua saúde, se começar por limitar os alimentos que provocam colesterol e começar a praticar actividade física. Deste modo aumentará o colesterol bom (HDL).

Posts relacionados

Sem comentários:

Enviar um comentário