Suplementos Alimentares: Açafrão das Índias

O açafrão-da-índia tem um efeito antioxidante aproximadamente equivalente ao das vitaminas C e E, o que significa que confere uma potente protecção anti oxidante contra os radicais livres. O açafrão-da-índia, e especialmente a curcumina, actua como agente anti-inflamatório, tanto quando aplicado topicamente sob a forma de emplastro como quando tomado oralmente. Estudos laboratoriais sugerem que o açafrão-da-índia poderá apresentar significativas propriedades anticarcinogénicas, e estudos em animais indicam que pode baixar os níveis de colesterol no sangue. As suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, conjugadas com a sua capacidade para aumentar a secreção de bílis e dos enzimas hepáticos, explicam os seus efeitos de protecção do fígado contra as toxinas.

Outros benefícios do Açafrão das Índias:
- Reduz a inflamação, sobretudo nas articulações do ombro, joelho e cotovelo
- Pode aliviar a inflamação e a dor da artrite reumatóide.
- Pode baixar os níveis de colesterol e diminuir a tendência para tromboses
- Pode ajudar a prevenir o cancro, particularmente do cólon e da boca

O Açafrão das Índias pode ser tomado em comprimidos e em pó. A dose recomendada para o açafrão-da-índia é entre 500 e 1000 mg do extracto seco de raiz normalizado (com 95% de curcuminóides) por dia. Como anti-inflamatório: tome 300 mg, até três vezes
por dia, às refeições.

Preste atenção: Não exceda a dose recomendada. Embora geralmente seguro, o açafrão-da-índia em doses elevadas pode causar problemas gastro intestinais e mesmo úlceras.

Se o açafrão-da-índia for combinado com o enzima bromeleína para melhorar a absorção, deve ser tomado entre as refeições para melhores resultados.
Possíveis efeitos secundários
Nas doses recomendadas, o açafrão-da-índia parece ser muito seguro. Mas porque há provas que sugerem que esta planta reforça a secreção de bílis, a sua administração está contra-indicada em pessoas com cálculos biliares.

Posts relacionados

Sem comentários:

Enviar um comentário