Adote hábitos saudáveis

Nos dias que correm, ou por cansaço provocado pelos filhos ou trabalho, ou apenas por preguiça, os nossos dias tornaram-se sedentários e normalmente devido à falta de tempo, alimentamo-nos mal. A nosso qualidade de vida deteora-se e o nosso corpo vai ressentir-se. Certamente por esta altura, estará a rir-se e a pensar que se calhar eu o conheço, pois esta descrição encaixa perfeitamente em si.
O que poderá fazer para reverter esta situação, ou que hábitos devemos de tomar para melhorar o nosso estado?

1. Beba água
Uma boa hidratação melhora a elasticidade da pele. Beba somente água. Não beba bebidas açucaradas ou refrigerantes. Engordam.Beba água, de preferência fora das refeições para que não sejam retardados e prejudicados os processos digestivos normais. Só para ter uma ideia da hidratação que deve de realizar, um indivíduo que tenha uma massa de 70kg e tenha uma actividade física moderada, deverá ingerir 2,5 litros de água/dia. Não se esqueça que deve de beber água ao longo do dia de forma equitativa (uma média de um copo de 200ml por hora enquanto estiver acordado).

2. Faça exercício
Mexa-se. O sedentarismo favorece o risco de doenças cardiovasculares, diabetes do tipo II, obesidade, hipertensão arterial, excesso de peso, osteoporose, depressão e ansiedade, segundo a Organização Mundia de Saúde (OMS).
Se pensa que é necessário suar bastante para cumprir o objectivo do exercício físico, engana-se. Hoje em dia sabe-se que uma mera caminhada de 40 minutos 3x/semana já cumpre basicamente seu papel.
Não se esqueça que basicamente, existem dois tipos de atividade física: A aeróbica e a anaeróbica. O primeiro tipo abrange atividades que promovam a respiração adequada e dela dependam (a exemplo de corrida, ciclismo, caminhadas, natação), desta forma permitindo aquisição e manutenção de condicionamento físico; já os exercícios anaeróbicos visam principalmente ganho de massa muscular, como na musculação.
Os exercícios do tipo aeróbio podem trazer os seguintes benefícios:

* Melhor funcionamento e resistência cardiovascular; um coração mais forte não necessita de trabalhar mais para cumprir as suas obrigações, o que naturalmente previne patologias como infartos (enfartes) e acidentes vasculares cerebrais ("derrames");

* Maior força, tamanho e flexibilidade dos músculos, ao mesmo tempo em que se queima gordura; músculos não utilizados tornam-se gradualmente menores e inelásticos;

* O exercício físico aeróbico promove a circulação sanguínea, ao bombar mais sangue através das veias e artérias, aumentando os seus calibres e força, o que previne patologias como tromboses, varizes e acúmulo de substâncias na parede destes vasos.

* Aumento do colesterol "bom", o HDL, que ajuda a reduzir o colesterol total, desobstruir vasos e prevenir novos "entupimentos";

* Redução da pressão arterial.

* Melhor função respiratória, o que melhora a disposição para as atividades diárias bem como demais atividades físicas corriqueiras (subir escadas, caminhar).

* Ajuda a aliviar o stress, o que melhora a produtividade diária.

É claro que o exercício físico que irá propiciar todos os benefícios supracitados pressupõe um caráter, duração, intensidade e demais características que variam conforme o praticante; Uma caminhada de cerca de 40 minutos, precedida e seguida de alongamentos já constitui um bom começo.


3. Alimentação
Inclua na sua dieta diária uma porção de frutas e verduras. Estas comidas não só alimentam, mas também não engordam e têm propriedades que ajudam a controlar o intestino, além de diversos tipos de vitaminas necessárias para o bom funcionamento do corpo.

4. Descanso
Descanse. O seu corpo necessita de um período de 6 a 8 horas para recuperar das atividades diárias.

5. Diversão
Sorria. Está comprovado que o sorriso é uma excelente terapia contra o stress e a ansiedade.

6. Postura
Procure adotar uma posição adequada no seu local de trabalho. Disponibilize
 alguns momentos para esticar os músculos durante a sua jornada laboral. Isto ajuda a evitar dores nas costas, ombros, braços, pescoço e cabeça.

7. Cuidado
Não descuide de seu aspecto pessoal, ainda que você não esteja se sentindo bem. Sentir-se agradável com relação aos outros aumenta a produção de endorfinas, o que faz com que se sinta bem consigo mesmo.

8. Controle
Visite um médico periodicamente. Não se automedique nem comece dietas sem a supervisão de um especialista. Não deixe tratamentos a meio, e sobretudo, tenha sempre uma atitude positiva.
Posts relacionados

Sem comentários:

Enviar um comentário