Cuidar de pele oleosa

Para cuidarmos bem da nossa pele, temos de saber de que tipo de pele se trata. Se tem a pele oleosa, se calhar os truques que se seguem já os conhece: lavar o rosto várias vezes durante o dia, passar lencinhos umedecidos e produtos adstringentes.

Seguem-se mais algumas dicas para combater este problema.

Quando for tomar banho, o primeiro cuidado a ter, é regular a temperatura da água. Água muito quente, remove a oleosidade natural da sua pele, fazendo com que o nosso organismo produza mais sebo. Isto faz com que a oleosidade aumente na sua pele. Tome banho com água morna ou, caso consiga, com água fria. A escolha do sabonete também é importante: use produtos específicos para o rosto, de modo a não agredir a pele desta zona do corpo.

Se tem medo de maquilhar-se porque a sua pele é bastante oleosa, perca-o. Basta que limpe corretamente a sua pele, com uma espuma de limpeza e uma loção adstringente. Se possível, procure produtos que são desenvolvidos para pele oleosa. Pode também optar por produtos que tenham o chamado efeito mate, que dão um aspecto mais seco.

Os lenços umedecidos, aliviam a sensação pegajosa da pele, mas não resolvem o problema da oleosidade. A ação é restrita ao alívio do desconforto. Cuidado que também poderá haver um aumento da oleosidade, caso os lenços que utiliza contenham produtos que desgastem a pele. Ande sempre com um pouco de loção adstringente, lenços de papel ou flocos (plaquinhas) de algodão. Estes artefactos são úteis quando não é possível lavar o rosto.

Evite cortes de cabelo, onde o cabelo abafe a pele. A oleosidade dos cabelos e do couro cabedulo acaba prendendo-se à testa e ao rosto. Além disso, o cabelo abafa a pele, que acaba com dificuldade em respirar. Evite cortes que deixam o cabelo em contato com o rosto ou, se for o caso, mantenha os fios de cabelos presos na maior parte do tempo.

O efeito da poluição também tem o seu peso para quem tem este problema. Os agentes poluentes facilitam a inflamação da pele, gerando problemas como por exemplo o acne. Vale a pena lembrar, que o próprio óleo em excesso já apresenta esta propriedade, assim como a poluição, individualmente. Somando os dois fatores, teremos uma maior inflamação cutânea.

Proteja-se sempre do Sol. Use protetores específicos
para o rosto com pele oleosa, com FPS no mínimo de 30. Em geral, esses produtos vêm em forma de gel, gel-creme ou fluido (escolha aquele cuja consistência lhe agrada mais). As fórmulas são pensadas não só para formar uma barreira contra os raios ultravioletas, mas também para tratar a oleosidade da pele, evitando que o problema aumente. O sol, aparentemente, pode até melhorar a oleosidade da pele, mas não tem nenhum efeito redutor como muitos pensam.

No que diz respeito ao consumo de chocolate, terá de ser você a verificar qual o efeito deste no seu organismo. A ciência ainda não atingiu um veredito no que diz respeito a esta substância.

O ar condicionado, por ressecar o ambiente, ajuda na desidratação da sua pele. Com isso, há o aumento na produção de óleo, como uma reação natural do seu organismo para tentar reduzir a perda de água. Hidrate-se bastante, com água e sucos naturais, caso frequente ambientes onde se utilize ar condicionado.

Antes de se lançar nos braços de Morfeu, ou por outras palavras, antes de se deitar, remova a maquiagem e faça a limpeza da pele com espuma facial e loção adstringente, o dermatologista recomenda que você aplique uma loção ou um gel que reduza a oleosidade da sua pele. Quando acordar, não se esqueça de retirar o produto aplicado antes de dormir, lavando bem o rosto. Durante o dia, a melhor saída é usar um filtro solar próprio para peles oleosas.

Sem comentários:

Enviar um comentário