Os benefícios da aveia para a sua saúde

A aveia é um alimento altamente nutritivo, pleno de benefícios para a saúde. A aveia é uma excelente fonte de fibras, possui uma quantidade valiosa de proteínas, vitaminas, ácidos gordos insaturados (benéficos para a sua saúde), sais minerais, capacidade antioxidante (previne o aparecimento de doenças e ajuda na luta contra o envelhecimento), silício ( mineral particularmente importante na saúde das cartilagens, dos óssos e da pele) pois ela é responsável por manter as ligações das fibras colágenas, presentes nestes órgãos, e em dermatologia é uma grande aliada na hidratação cutânea.

O uso mais comum da aveia é em forma de papa. No entanto, também a poderá adicionar ao leite, ao iogurte, ou amassada com banana ou mamão.

A aveia ajuda a baixar
os níveis de colesterol e o índice glicémico (diabetes). O componente da aveia responsável por vários desses efeitos, é a betaglucana (um tipo de fibra solúvel presente em grande quantidade na aveia e que incorpora bastante água na sua estrutura). Como consequência, forma-se um gel viscoso que interfere na absorção de nutrientes, como o colesterol e os carbohidratos.

O farelo de aveia é a porção que tem maior concentração da betaglucana. Em segundo lugar, estão os flocos e, por último, a farinha.

Apesar de todas as vantagens apontadas, a recomendação popular também se aplica à aveia: consumir com moderação. É que quando consumida sem moderação, a aveia poderá provocar um acumular de gases no intestino ou abdomén, provocando latulência.

Mais uma ideia onde poderá utilizar a aveia para benefício próprio: No seu banho de imersão, coloque uma colher de sopa de aveia fininha na água. A aveia irá ajudá-la a controlar a coceira que sente depois do banho, e ainda ajuda na prevenção das escoriações e auxilia na prevenção de dermatites.

Sem comentários:

Enviar um comentário